Sanofi

Introdução a uma postura correta para a saúde das pernas

Ideias úteis para o seu dia-a-dia

Postura

A forma como se senta e a sua postura geral durante o dia podem afetar o modo como sente as suas pernas, podendo agravar a sensação de dor, peso e cansaço.

Se tiver de permanecer na posição de pé ou sentada por períodos prolongados, lembre-se de ir mexendo as pernas e de mudar de posição. Estique regularmente as pernas, os tornozelos e os pés. Tente também puxar os ombros para trás e o peito para fora e encolha a barriga. É difícil manter uma postura perfeita permanentemente, por isso, talvez possa criar o seu próprio “estratagema”, por exemplo, através de uma imagem ou de uma palavra-chave, para se recordar de que precisa de corrigir a sua postura no trabalho ou em casa.

Cruzar as pernas pode dificultar a circulação sanguínea destes membros inferiores, podendo aumentar a pressão nas respetivas veias. Mas todos o fazemos! Tente e faça um esforço consciente para não as cruzar ou, pelo menos, não durante muito tempo – colocar uma revista ou um livro no colo poderá ajudar a lembrar-se disso.

Perder alguns quilos

Ter excesso de peso agrava muitas vezes os problemas nas pernas. Perder alguns quilos permitirá não só que se sinta mais confiante, como também ajudará a sentir as pernas mais leves, o que será muito benéfico para a sua circulação venosa.

Tente não cair na armadilha da “dieta de choque”. Mudar os seus hábitos alimentares a longo prazo é a única forma de manter afastados aqueles quilos a mais. Saltar refeições só faz com que se coma em excesso mais tarde, o que irá, provavelmente, agravar o seu problema. Tente aumentar a quantidade de fruta e vegetais que consome enquanto controla a ingestão de gorduras. De manhã planifique as suas refeições para o dia, e depois registe tudo o que comer, incluindo as gorduras ou as calorias - surpreender-se-á com a quantidade de comida que passa, inconscientemente, pela sua boca ao longo de um dia! Se tiver dificuldades em cumprir o seu plano, arranje alguém com quem partilhar o seu compromisso - desta forma será mais fácil manter a motivação.

Faça trabalhar essa bomba muscular

Sabia que os músculos da perna são quase tão importantes como o coração para manter uma circulação sanguínea saudável? Há maneiras fáceis de exercitar as pernas, mesmo que não tenha tempo para ir ao ginásio. Algumas pequenas alterações na sua vida podem ter grandes impactos. Porque não evitar usar o elevador e, em vez disso, ir pelas escadas para o seu trabalho amanhã de manhã? Ou pode estacionar o carro alguns metros mais longe de sua casa hoje à noite, e fazer uma curta caminhada acelerada à volta do bairro. Até pode ter um par de ténis confortáveis no carro com esta finalidade. Utilizar a bicicleta como meio de transporte é, não só, uma forma agradável de praticar exercício físico, como também beneficia a sua carteira ao reduzir a conta do combustível.

Fuja do calor

Tente manter-se longe de fontes de calor intenso, como aquecedores, lareiras e saunas, mesmo durante o inverno. O calor agravará a sensação de peso e cansaço nas suas pernas. Em vez disso, experimente vestir uma camisola de lã - é melhor para as suas pernas, mantém-se quente e poupa na conta da eletricidade!

Antistax™ - Tablets

Explore AntistaxTM

AntistaxTM alívia os sintomas da IVC.
 

Como funciona Antistax™

Como funciona AntistaxTM?

Sabia que existe um segredo para ter pernas mais leves que está nas folhas de videira vermelha?

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para proporcionar-lhe um acesso melhor e personalizado ao site, bem como mostrar-lhe publicidade relacionada com as suas preferências de navegação.

Ao clicar "aceito" está a consentir o uso de cookies.

Para desativar o google analytics carregue aqui